Deputado federal de Santa Catarina quer que feriados que caem no meio da semana sejam transferidos para as segundas-feiras
O projeto de lei foi apresentado no Congresso na última semana. O deputado federal Djalma Berger, que saiu do PSDB catarinense e confirmou a filiação ao PSB no último mês, está lutando para que os feriados que caem no meio de semana sejam transferidos para as segundas-feiras. A idéia é resgatar uma lei criada em 1985 que vigorou até 1990.
Segundo o deputado, "foi um instrumento usado durante o governo José Sarney e que funcionou muito bem". Ele explica que com a transferência de alguns feriados para as segundas-feiras não haverá mais a quebra da semana útil e quem trabalha recebe três dias seguidos de folga, contando com o sábado e o domingo. Na prática, feriados às terças e quintas-feiras acabam por desacelerar os trabalhos no período.
O projeto faz exceção a cinco datas: 1º de janeiro (Dia da Confraternização Universal), 7 de Setembro (aniversário da Independência do Brasil), 25 de dezembro (Natal), Sexta-feira Santa e Corpus Christi. Se estivesse em vigor, este ano os feriados que passariam para as segundas-feiras seriam o Dia do Trabalhador (1/5), Nossa Senhora Aparecida (12/10), Finados (2/11) e Proclamação da República (15/11).