Dinheiro do Proagro Mais sem previsão de liberação para agricultores da região
Ainda não há um acerto sobre a liberação do seguro do Proagro Mais que deveria ser repassado há um ano aos produtores da região prejudicados com a estiagem. Até a próxima sexta-feira, os laudos que voltaram a Concórdia na metade do mês, devem retornar a Porto Alegre, em uma nova tentativa de conseguir a aprovação da Comissão Especial de Recursos.
Nestes últimos dias, uma equipe formada por técnicos do Banco do Brasil e Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar estiveram reunidos fazendo novas argumentações sobre os casos. Essas foram anexadas em cada laudo com a intenção de comprovar que não houve erro, como foi alegado. Na região, são 1,4 mil agricultores, entre os municípios de Concórdia, Arabutã, Alto Bela Vista, Peritiba, Lindóia do Sul e Presidente Castello Branco, que ainda não receberam o seguro do Proagro.
Segundo o coordenador do Sintraf de Concórdia, Jair Niero, é grande o número de agricultores da Amauc que não buscaram crédito para esta safra, pois já possuem uma dívida.