Diretor de Mercado da Abipecs diz que é cedo para garantir a retomada das exportações de carne suína de SC para a Rússia
O Ministério da Agricultura iniciou um trabalho de vistoria nas empresas catarinenses interessadas em exportar carne suína para a Rússia. A Sadia, Seara Alimentos, Cooper Central Aurora, Perdigão e Diplomata irão passar por avaliações de supervisores técnicos do Ministério, nas próximas semanas.
Em entrevista a Rádio Aliança, na tarde de ontem (17/3), o diretor de mercado interno da Abipecs - Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína, Jurandir Soares Machado, afirmou que a iniciativa da vistoria é do Brasil e que a Rússia ainda não sabe dos encaminhamentos tomados pelo Ministério da Agricultura.
Ele esclareceu ainda, que o anúncio, da retomada da compra de carne suína pela Rússia, ainda é uma expectativa. " O Ministério da Agricultura passou a colocar em prática, na última segunda-feira (16/3), um trabalho que deve ser lento, e que nem mesmo foi apresentado aos Russos", explica ele.
Segundo Machado, a Abipecs recebeu um ofício do Ministério da Agricultura, na última sexta-feira (17/3), que explica como o processo irá funcionar. "O Ministério oficializou a Abipecs, que está realizando a avaliação, e que o objetivo é auxiliar as empresas catarinenses na retomada das vendas à Rússia", afirma ele.
O diretor de mercado destaca que a expectativa do Ministério da Agricultura é positiva em relação à retomada das vendas. "Se os russos aceitarem a sugestão do Brasil e perceberem que não há porque não comprar de Santa Catarina, a sinalização de retomada pode acontecer em até dois meses", finaliza.