Disputa para Assembléia Legislativa catarinense é de mais de três candidatos para cada vaga
Cento e trinta e quatro políticos se inscreveram para uma das 40 cadeiras à Assembléia Legislativa de Santa Catarina. A disputa é de 3,35 candidatos para cada vaga oferecida. Ao ser eleito pelo voto popular, cabe ao deputado estadual criar leis e fiscalizar os atos do governo do Estado, garantindo que todos os recursos públicos sejam investidos para melhoria da sociedade.
O deputado tem o mandato de quatro anos, a contar do dia 1º de janeiro de 2007. Durante esse tempo, vai participar das sessões plenárias e dos trabalhos das Comissões. Além disso, vai atender pessoalmente aos eleitores, encaminhando pedidos a órgãos governamentais ou apresentando em Plenário assuntos de interesse do segmento social ou da região que o elegeu.
Outra função é ouvir a opinião de grupos organizados que reivindicam a colocação de temas específicos em pauta. Para isso, o deputado costuma receber em gabinete trabalhadores, dirigentes sindicais, lideranças de várias comunidades e entidades representativas. É função do parlamentar apresentar projetos de lei, de decreto legislativo, de resolução, e proposta de emenda à Constituição Estadual e avaliar aqueles encaminhados por outros deputados, pelo governador, Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e pelos cidadãos.