Nuvem
Antigas

Embrapa Suínos e Aves afirma que "Gripe Suína" é uma questão de Saúde Pública e não deve atingir o rebanho brasileiro

Data 28/04/2009 às 07:47
Imagem
Compartilhe: Whatsapp Facebook

Uma questão de saúde pública. O vírus H5N1, conhecido por Influenza, está infectando pessoas de todo o México, parte dos Estados Unidos e Canadá. Outros casos também já foram registrados na Europa. A maior preocupação é controlar a entrada de pessoas provenientes destes locais no Brasil. A gripe que está afetando estes países é resultado de uma mutação entre gripe humana, gripe aviária e gripe suína. A OIE defendeu em nota, divulgada ontem (27/4), que é inapropriado denominar o vírus como "Gripe Suína". A Organização sugere que o vírus seja chamado de "Influenza Norte-Americana".

Em nota divulgada ontem pela Embrapa Suínos e Aves, a única unidade de pesquisa de suínos no Brasil, a instituição acalmou os produtores e também a comunidade em geral. O chefe geral substituto, Gerson Scheuermann, reuniu técnicos e pesquisadores ontem (27/4), em Concórdia, para definir um posicionamento. Segundo ele, o rebanho suíno brasileiro está livre da gripe. "Basta o controle", destaca ele.

Gerson Scheuermann afirma que é preciso controlar a entrada de pessoas no país. "O trabalho que o Ministério da Saúde vem desempenhando nos aeroportos e nas barreiras do Brasil é fundamental, este controle pode evitar que este vírus se espalhe entre o mundo", explica.

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp