Embrapa Suínos e Aves apresenta cartilha da nova gripe ao Ministro da Agricultura
A Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), empresa de pesquisa agropecuária ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), apresentou ao ministro Reinhold Stephanes a cartilha que editou para a prevenção da Gripe A na suinocultura. O encontro ocorreu ontem, durante a visita do Ministro na Casa da Embrapa na Expointer, que ocorre em Esteio/RS, de 29/08 a 06/09.
A cartilha com recomendações para a prevenção da doença, explicando aos suinocultores sobre o que é a Gripe A e quais medidas devem ser adotadas para garantir a saúde das pessoas e dos rebanhos de suínos nas granjas, será lançada oficialmente no dia 3 de setembro, às 16h30, na Expointer.
O conteúdo da cartilha estará acessível também na internet, na página eletrônica da Embrapa Suínos e Aves (http://www.cnpsa.embrapa.br/influenza/cartilhagripev1.pdf). De acordo com o chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, Dirceu Talamini, as condições do rebanho brasileiro são muito boas em todo o território nacional e não há qualquer registro sobre a presença do vírus da gripe A em granjas. "Mas é bom que sejam tomadas medidas preventivas, pensando primeiramente na saúde das pessoas que atuam na suinocultura", explicou.
A cartilha elaborada pela equipe de Sanidade em Suínos da Embrapa Suínos e Aves apresenta as principais recomendações de biosseguridade para reduzir os riscos de transmissão do novo vírus da Influenza A/H1N1 entre pessoas e suínos. O material é voltado, especialmente, para produtores de suínos, porém contempla também recomendações para técnicos, médicos veterinários, extensionistas, transportadores de ração e outros profissionais que têm relação com as propriedades que criam suínos.