Nuvem
Antigas

Empresa Sadia perde R$ 760 milhões e diretor é demitido

Data 28/09/2008 às 20:33
Imagem
Compartilhe: Whatsapp Facebook
A Sadia é a primeira vítima brasileira da crise financeira mundial aberta pelo colapso do sistema imobiliário norte-americano. O clima é de instalabilidade na empresa, que admitiu nesta semana ter perdido R$ 760 milhões devido a uma aposta errada em relação ao dólar. O diretor de Finanças e Desenvolvimento Corporativo da Sadia, Adriano Lima Ferreira, foi demitido.

O reflexo nesta sexta da aposta errada da Sadia foi a forte desvalorização das ações da empresa na Bolsa de Valores de São Paulo. As preferenciais (PN, sem direito a voto) despencaram 35%. Foi a maior queda entre as ações negociadas na Bolsa. As ordinárias (ON, com direito a voto) caíram 22%. Além da Sadia, a Aracruz, que atua no setor de papel e celulose, perdeu grande soma por apostar errado em relação ao dólar. As ações da Aracruz caíram 16%.

O problema com a Sadia e a Aracruz pode ser o primeiro sinal de que a crise norte-americana chegou ao Brasil. Isso porque estas perdas são decorrentes da alta do dólar, motivada pela aversão ao risco que tomou conta dos mercados. Regra geral, em momentos de crise, os investidores buscam segurança em títulos da dívida norte-americana, o que provoca a valorização do dólar. 

Tanto a Sadia quanto a Aracruz realizaram operações no mercado de derivativos de câmbio - a empresa se posicionava buscando ter lucro com a eventual manutenção da tendência de valorização do real ante o dólar, o que acabou não acontecendo devido ao agravamento da crise. A alta do dólar, que chegou a beirar os 18% em setembro, fez com estas operações resultassem em prejuízo.

O diretor de Controladoria e Relações com Investidores da Sadia, Welson Teixeira Junior, que está no lugar do diretor demitido, afirmou nesta sexta que as posições da empresa nos derivativos de câmbio excederam as políticas da companhia e que por isso foi necessário realizar o enquadramento, por meio da liquidação dos contratos, assumindo os prejuízos.
Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp