Entrevista: Apesar da crise, suinocultores afirmam que não querem desistir da atividade
Apesar do momento de dificuldades enfrentado pela suinocultura catarinense, os produtores não querem se afastar da atividade. Em contato com o jornalismo da Aliança, na última sexta feira (28/2), alguns dos produtores integrados, que enfrentam momentos difíceis, afirmaram que a situação é delicada, mas deve ser enfrentada de cabeça erguida.
Para o produtor Ari Luiz da Costa, integrado à Sadia, há poucas motivações para permanecer no campo, porém ele garante que a suinocultura é uma dedicação da vida toda e precisa ser mantida. "É a nossa cultura, não podemos simplismente abandonar e ir trabalhar em outra atividade, fizemos história, e vamos mante-la", explica ele.
O suinocultor Sabino Zanella, integrado à Sadia, também destaca a preocupação com o momento. Ele afirma que os preços estão baixos demais, mas não é o momento de desistir da atividade. "Esta muito difícil permanecer na atividade, mas agora não é o momento de desistir, se for para mudar de atividade, precisamos esperar a oportunidade de ganhar o suficiente pelo que construímos", esclarece ele.
O produtor de suínos Renato Dallazem é mais otimista. Ele defende que esta é apenas mais uma crise, que deve ser enfrentada pela suinocultura, e depois ficar na história do setor. " Assim como tantas outras, que já enfrentamos, esta é apenas mais uma, que vai passar", declara ele.