Escola Agrotécnica Federal de Concórdia poderá ser transformada em Instituto Federal Catarinense
A transformação prevê que a Escola Agrotécnica Federal de Concórdia seja transformada em um campus do Instituto Federal Catarinense. A mudança é resultado de um projeto de lei, criado pelo presidente Lula, no mês de julho.
Segundo o diretor da Escola Agrotécnica Federal, Paulo Gerônimo de Oliveira, o Instituto será formado por seis campus, que hoje são autuarquias do governo federal, localizadas no estado.
Ele acredita que a transformação viabilizará com mais facilidade a entrada de recursos e irá suprir as necessidades de ensino gratuito na região.
O projeto ainda está em andamento, mas a expectativa é de que a partir de novembro, a mudança seja efetizada. De acordo com Oliveira, através do Instituto, a unidade oferecerá cursos técnicos, ensino superior e licenciaturas.
Ele afirma que infelizmente haverá um ponto limitante no processo, a ineficácia na contratação de professores. "Todas as contratações serão realizadas através de concurso público, em âmbito nacional, isso irá dificultar o processo do campus", esclarece Oliveira.