Exclusivo: Ministro Fernando Haddad confirma a criação do Instituto Federal na EAFC e recursos para Universidade da Mesorregião
O Ministro da Educação, Fernando Haddad, concedeu nessa manhã entrevista ao jornalismo da Rádio Aliança e garantiu a transformação da Escola Agrotécnica Federal de Concórdia em Instituto Federal de Educação, a partir de 2008. Nós queremos fugir o modelo de escola isolada que tem sido a marca, sobretudo no caso das agrotécnicas", pontua Haddad. Segundo ele, amanhã sairá a chamada pública "que dá noventa dias para a rede se organizar". No primeiro trimestre as propostas serão analisadas e levadas para aprovação no Congresso Nacional.
Haddad confirma que a principal mudança é a EAFC passar a oferecer cursos superior e não só de nível médio. "E nós precisamos nessa área de agricultura e pecuária. Precisamos formar técnicos, tecnólogos e bacharéis e área de tecnologia avançada para colaborar com o desenvolvimento local", enfatiza o Ministro da Educação.
Sobre a instalação da Universidade da Mesorregião, Haddad garante recursos para implantação de três pólos no sul do Brasil, tendo como sede a cidade de Chapecó. "Essa negociação ela já leva a mais de um ano", explica o Ministro. Segundo ele um levantamento criterioso está sendo realizado para trabalhar a instalação da Universidade da Mesorregião.
Haddad também levantou a possibilidade de instalar quatro unidades, sendo duas no Rio Grande do Sul, em função da sede ficar em Chapecó no oeste de SC. O Paraná será contemplado com uma unidade da universidade. "Nós estamos ultimando as discussões com as lideranças acadêmicas", garante o Haddad. Ele diz ainda que com a transformação da EAFC em Instituto Federação de Educação, não será preciso instalar pólos da universidade da Mesorregião em Concórdia, por exemplo, já que será possível disponibilizar cursos de graduação.
A entrevista completa ao meio-dia no Jornal Aliança.