Exclusivo: Vice-presidente da República, José Alencar, diz que taxa de juros no Brasil é "um desastre"
O vice-presidente da República, José Alencar, concedeu entrevista exclusiva à Rádio Aliança. Ele foi sabatinado pela equipe de jornalismo. Ao vivo da residência oficial em Brasília, Alencar disse que a taxa de juros no Brasil é um "desastre". "Estamos ainda vivendo um regime de juros que inibe os investimentos", pontua Alencar.
O vice-presidente da República, diz é necessário "derrubar esses juros para que eles alcancem patamares internacionais". Sobre os lucros dos bancos, Alencar afirma que é favorável. "Eu acho que nós temos que condenar é o prejuízo", explica ele. Porém ressalta que "o banco não precisa dessa taxa altíssima que está sendo cobrada para ser uma atividade altamente vitoriosa".
Alencar preferiu não se manifestar publicamente em relação a possível saída de Renan Calheiros da presidência do Senado. Ele apenas disse que a "discussão deve ser tratada lá na esfera do Senado". Ele espera que "o Brasil aproveite todos esses acontecimentos que são deploráveis sob todos os aspectos para aperfeiçoar o regime democrático".
Alencar retornou ao trabalho há cerca de duas semanas depois de passar por uma intervenção cirúrgica para retirada de um câncer. Ele afirma que "a recuperação tem sido muito boa graças a Deus".
Para finalizar, Alencar mostrou que entende futebol e disse que sofreu durante a partida de ontem à noite com o Uruguai no Morumbi (SP). Ele diz que "em alguns momentos a Seleção Brasileira mostrou que não merecia ganhar", porém lembra da "coragem" dos jogadores. O vice-presidente da República, afirma que o "Brasil não estava no seu dia". Para Alencar com garra e muito trabalho a Seleção Brasileira de Futebol conseguiu superar os erros de passe e vencer o Uruguai.