Falta de credenciamento impossibilita complexo local do Cedisa de iniciar diagnósticos de aves
O Cedisa - Centro de Diagnóstico em Saúde Animal - inaugurado em junho na Embrapa de Concórdia, juntamente com todo o complexo de sanidade animal, ainda não está autorizado a realizar diagnóstico de aves, no que diz respeito à salmonela e micoplasma. Segundo a gerente Técnica e da Qualidade do órgão, Lauren Ventura Parisotto, a documentação para o credenciamento da unidade local ao Ministério da Agricultura, Desenvolvimento e Pecuária já está em Brasília.
O que falta é uma auditoria de técnicos do governo federal para poder começar os diagnósticos. Ela informa que não há uma previsão de quanto venha a acontecer. Por enquanto, somente o diagnóstico de suínos está sendo realizado.
O complexo de Pesquisa e Diagnóstico em Sanidade e Genética Animal, uma das principais conquistas da unidade local da Embrapa, também está ainda sem o credenciamento. Segundo o chefe-adjunto de Administração da empresa, Dirceu Benelli, o trabalho está centrado na adequação da parte lógica, ou seja, descrevendo os procedimentos que serão realizados. Também não há uma previsão de quando seja emitido o credenciamento.