Governador Luiz Henrique da Silveira assina ordem de serviço para pavimentação do acesso a Paial
O governador Luiz Henrique entregou na tarde deste sábado (30) a ordem de serviço para o início das obras de pavimentação da SC-484, que liga Paial a Chapecó. Ao chegar ao município, o governador confirmou que este ano dez obras de pavimentação dos acessos estão prontas. Segundo ele, no ano que vem apenas quatro estarão com obras em andamento: Paial, Entre Rios, Anitápolis e Abdon Batista. No mais tardar em final de 2010, todos os 293 municípios catarinenses deverão contar com pelo menos um acesso por asfalto. "Isso é de uma importância fundamental para o desenvolvimento de todas as regiões catarinenses", observou.
Com uma população estimada em cerca de 2 mil habitantes, localizada a 25 quilômetros de Chapecó, no Oeste do Estado, Paial é uma das poucas cidades do Estado que ainda não contam com acesso asfaltado. O primeiro passo para concretização do acesso ao município foi dado ainda em dezembro de 2007, quando o governo catarinense construiu uma ponte sobre o Rio Irani, na divisa com Chapecó. O valor investido na época foi de R$ 1,3 milhão e antes da edificação da ponte a população de Paial se deslocava até a cidade vizinha por meio de balsas, sendo que em períodos de chuvas mais intensas, a população ficava isolada.
Quando iniciou o primeiro mandato de governador, em 2003, Luiz Henrique constatou que havia 54 cidades sem ligação asfáltica, com a população obrigada a conviver com estradas esburacadas, poeirentas e enlameadas. Após a conclusão da obra da pavimentação de Paial a Chapecó, todas as cidades da região do Alto Uruguai Catarinense terão acesso asfaltado. O trecho da rodovia a ser asfaltado tem extensão de 15,6 quilômetros e a empresa Planaterra, de Chapecó, vencedora do processo licitatório, executará o trabalho.
O investimento para construção da obra é de R$ 16,7 milhões e a empresa tem prazo de até 19 meses para a conclusão, mas o governador lançou o desafio de a obra estar pronta em 12 meses, ou no máximo em 15 meses. "Como os recursos estão assegurados, acredito que não haverá atrasos", destacou.
O prefeito de Paial, Aldair Rigo, agradeceu ao governador pela obra, que vai, segundo ele, facilitar a vida da população e o escoamento da produção agrícola da cidade. "O senhor provou que é um homem com uma visão municipalista e que não discrimina os prefeitos pela cor partidária", disse o prefeito paialense. Centrada na criação de suínos e aves, as propriedades rurais do município terão custos menores para levar sua produção aos grandes frigoríficos da região.
"A construção da rodovia irá proporcionar mais desenvolvimento ao município, melhor qualidade de vida aos paialense, atrair a instalação de novas empresas e oportunizar a criação de mais empregos à população do município", observou o secretário de Desenvolvimento Regional de Seara, Jairo Sartoretto.
Dezenas de lideranças da região Oeste e moradores da cidade acompanharam a cerimônia, que começou com atraso em função do mau-tempo. Entre os presentes, estavam os deputados federais Valdir Colatto e Celso Maldaner, além dos deputados estaduais Moacir Sopelsa e Narcizo Parisotto, além do presidente da Celesc, Eduardo Moreira, e o prefeito da Capital, Dário Berger.