Governo libera R$ 2,7 mi de crédito de ICMS acumulado à Copérdia
O Secretário da Fazenda de Santa Catarina, Antônio Marcos Gavazzoni, autorizou a transferência de R$ 2,7 milhões de créditos do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para a Copérdia.
Os recursos estavam acumulados na Secretaria da Fazenda, como resultados da compra de insumos de outros estados. "Como a cooperativa paga impostos para outros Estados e tem uma devolução menor em Santa Catarina, os créditos vão se acumulando", destaca o presidente da Copérdia, Valdemar Bordignon.
O pleito da cooperativa foi encaminhado há um mês pelo deputado Estadual Moacir Sopelsa, que intercedeu junto a Secretaria da Fazenda para a liberação dos recursos. Durante visita, o secretário da Fazenda, Antônio Gavazzoni, ressaltou que o Governo só concordou em transformar os créditos em recursos porque a Copérdia se propôs a investir nas unidades de Seara, Arabutã e Lindóia do Sul.
A Copérdia também aguarda a liberação de recursos do Prodecoop - Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária. Segundo Bordignon o programa possibilita, por meio do repasse de recursos do BNDES, a liberação de recursos para que o produtor compre insumos e ofereça prazos de pagamento ao produtor.