Nuvem
Antigas

"Influenza Norte Americana": Presidente da Abipecs concede entrevista e afirma que vírus não iniciou em suínos

Data 30/04/2009 às 07:53
Imagem
Compartilhe: Whatsapp Facebook

"Não há animais contaminados no México e nos Estados Unidos, o vírus é humano, ou seja, tem potencial de transmissão direta entre humanos e que só foi detectado em humanos". A informação é do presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne suína, Pedro de Camargo Neto. Segundo ele, a Influenza Norte Americana não iniciou em suínos, como esta sendo identificada. "A Influenza que está atingindo os países Norte-Americanos, é um vírus em transformação, engloba genes suínos, avículas e humanos, mas a OMS identifica como Influenza Suína em Humanos, ou seja, no momento de fazer o exame, para a identificar que é o vírus, que está matando pessoas, apenas o gene da gripe suína é identificado, a doença não tem nada a ver com o suíno, não há animais contaminados", explica.

Camargo neto sugere que os meios de comunicação passem a tratar o vírus como Influenza Norte Americana, devido ao impacto ecnonomico que a doença pode causar. " Já conversamos com o Ministro da Agricultura, com as autoridades brasileiras, mas até agora ninguem concertou a desinformação, isso pode prejudicar toda a cadeia produtiva, os nossos animais são saudáveis, é um vírus que infecta humanos", destaca.

Camargo Neto explica ainda que o Ministro da Agricultura está preocupado com a situação. " O ministro, Reinhold Stephanes, disse que iria conversar com o ministro da saúde, José Gomes Temporão, para que forçasse a imprensa a mudar a denominação do vírus", diz ele.

O presidente da Abipecs comenta ainda que não há como o rebanho ser contaminado. " Não há animais contaminados, no Brasil ou em qualquer outro lugar, são pessoas que estão doentes, isto é saúde pública", afirma Camargo Neto.  

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp