Inicia hoje a orientação para o uso compartilhado da ciclofaixa
O Departamento Municipal de Trânsito de Concórdia inicia nesta quinta-feira, dia primeiro, o trabalho de orientação para o uso compartilhado da ciclofaixa, na Tancredo de Almeida Neves. A partir do dia 17 de março, serão estabelecidos horários espefícos para o estacionamento de veículos e uso dos ciclistas.
Em entrevista ao Jornal Primeira Hora da Rádio Aliança desta quinta-feira, o diretor do departamento Municipal de Trânsito de Concórdia, Rudimar Vitto, o início dessa orientação e fiscalização foi acertada através de comum acordo com o Ministério Público. "Houve atraso na conclusão dessa obra em função de problemas e o município não recebeu ainda. Mesmo assim, consultamos o MP, que nos deu esse aval, já que há a necessidade tanto de ciclistas como de motoristas", diz.
O trabalho de orientação consistirá em panfletagem em veículos, que estiverem estacionados sobre a ciclofaixa no período noturno e nos fins de semana, bem como no comércio que está instalado ao longo da via. "O objetivo é fazer com que os empresários orientem seus clientes sobre as mudanças que vão acontecer", diz. Também foi aumentado o número de placas de sinalização nesta via, como medida de orientação.
Conforme Vitto, esse trabalho de orientação vai até o dia 17 do próximo mês, quando inicia o processo de fiscalização. A partir dessa data será permitido o estacionamento de veículos sobre a ciclofaixa das 7h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. A partir desse horário, o local será liberado para os ciclistas. Aos sábados, será permitida a colocação de veículos até o meio-dia. A partir desse horário, até a segunda-feira, será expressamente proibida a colocação de veículos. Em caso de descumprimento, o veículo será guinchado e o motorista irá receber uma multa de R$ 195.
A fiscalização ficará a cargo da Polícia Militar e dos agentes de trânsito da Prefeitura de Concórdia.