Instalação de câmeras em Concórdia não será viabilizada a curto prazo. Governo do Estado prevê investimento de R$ 500 mil no sistema
A minuta do projeto para instalação de vinte câmeras de vigilância no centro de Concórdia deve ser analisado na próxima semana pelo governo do Estado. A informação é do responsável pela análise de projetos do gênero na secretaria de Estado da segurança pública, tenente-coronel Vânio Luiz Dal Marco.
Segundo ele, projeto semelhante ao de Concórdia está sendo estudado para outras cidades catarinenses, como Jaraguá do Sul, Lages e Chapecó, e que para 20 câmeras de segurança, podendo chegar a 48, o custo estimado é de meio milhão de reais, com um prazo de instalação que varia entre seis e nove meses.
O tenente-coronel comenta também sobre a implantação do sistema de câmeras no centro de Concórdia. Ele destaca que para isso a parceria estado e município deve acontecer.
Por fim, o tenente-coronel Vânio Luiz Dal Marco ressalta o índice de diminuição no número de delitos após a instalação de câmeras de segurança em outros municípios. De acordo com ele, furtos e arrombamentos caíram até 70%.