Instalação do laboratório de biossegurança na Embrapa de Concórdia pode atrasar
A instalação do laboratório de biossegurança na unidade local da Embrapa, prevista para o início de 2007, corre o risco de atrasar por causa da burocracia do governo federal. Agora, está dependendo da aquisição dos equipamentos. O laboratório de Concórdia é um dos seis que foram autorizados pela União neste ano. Porém, o governo só libera verbas para a compra de qualquer equipamento, após comprovar o superávit, que sempre ocorre em setembro.
Conforme o chefe da Embrapa de Concórdia, Élsio Figueiredo, para aproveitar os recursos deste ano, foi encaminhado o pedido de suporte de instalação ao próprio governo, para que assim seja agilizado o processo e a União mesma faça a aquisição dos equipamentos. Com a instalação do laboratório de biossegurança em Concórdia, Santa Catarina vai completar um complexo de experiências científicas no Estado.
O investimento gira em torno de R$ 2 milhões a R$ 6 milhões. O principal custo é o controle de ar. Esse laboratório vai trazer benefícios principalmente para a comercialização mundial. Segundo Élsio Figueiredo, todos os países que exportam carne têm que comprovar que sabem diagnosticar as doenças e controlar. Desta forma, esse seria o objetivo do laboratório, principalmente no referente a doenças como influenza aviária e newcastle.