Justiça Federal de Concórdia inaugura nova sede
Em cerimônia coordenada pela presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargadora federal Silvia Maria Gonçalves Goraieb, foi inaugurada hoje (19/8/2008) à tarde a nova sede da Vara Federal e Juizado Especial Federal Adjunto de Concórdia. O ato teve a presença da diretora do Foro da Justiça Federal em Santa Catarina, juíza federal Eliana Paggiarin Marinho, e do prefeito do município, Neodi Saretta. Representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também compareceram.
A desembargadora Silvia, em sua primeira visita ao município, citou a interiorização da Justiça Federal como medida necessária à aproximação entre a população e o Judiciário. Mas, segundo a magistrada, embora a Justiça Federal tenha mudado de sede, "as pessoas continuam sendo as mesmas", comprometidas com a prestação jurisdicional de caráter social.
A juíza federal Luciana Dias Bauer, diretora do Foro local, lembrou que no próximo dia 24 a Vara Federal de Concórdia completará quatro anos de instalação, período em que os juízes e servidores não mediram esforços para garantir o bom funcionamento da Justiça Federal. "A inauguração da nova sede veio em momento ideal, em que a ampliação física se soma a uma maior qualidade dos meios postos a serviço da jurisdição".
A juíza Eliana agradeceu aos representantes eleitos presentes, que contribuíram com a instalação da Vara Federal e a manutenção da antiga sede, e ressaltou o investimento em espaço físico que atenda às normas de ergonomia e responsabilidade ambiental. "A moderna gestão do serviço público não pode prescindir da qualidade de vida para os profissionais, cuja saúde e bem estar são parte fundamental de sua capacidade produtiva, e para os destinatários do serviço, que fazem jus à acolhida em um ambiente agradável".
Com 930 metros quadrados, o imóvel é locado por R$ 6,5 mil mensais e ocupa o terceiro pavimento de um prédio no Centro do município (rua Marechal Deodoro, 772). A nova sede terá áreas distintas para a secretaria judicial e os setores administrativos, além de sala própria para a OAB e sala de cursos que não havia na sede anterior. O prédio dispõe de sistema de coleta da água da chuva para uso sanitário.
A unidade da Justiça Federal em Concórdia é responsável, atualmente, por 3.975 processos (2.533 em papel e 1.442 em meio eletrônico). A instituição conta com o trabalho de uma juíza, 22 servidores, seis estagiários e seis colaboradores de empresas prestadoras de serviço de vigilância e limpeza. A vaga de juiz federal substituto deve ser preenchida com um dos magistrados aprovados no último concurso, cujo resultado saiu semana passada.