Mais de 100 taturanas são capturadas em Santo Antônio
A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de saúde fez , ontem à tarde, no Distrito de Santo Antônio, uma captura de 102 taturanas. Segundo o fiscal sanitarista, Airton Coldebella, as quatro colônias dos insetos estavam em uma Plátano numa granja na localidade solicitadas. Agora os animais vão ser encaminhados na tarde de hoje para o Centro de Informações Toxicológicas da Secretaria Estadual de Saúde, assegura.
A preferência por árvores, preferencialmente frutíferas, faz com que a ocorrência dos acidentes seja maior em pomares e/ou manuseando a vegetação. O contato com as cerdas pontiagudas faz com que o veneno contido nos espinhos seja injetado na pessoa.
Os sintomas são a dor imediata no local atingido, sensação de queimadura, aparecimento de inchaço (edema) e íngua. (Com informações de Infobibos Informações Tecnológicas).
Como Proceder
Ocorrendo o acidente, a primeira recomendação é procurar socorro médico imediato. Lavar bem o local com água corrente, fazer compressa fria com água ou gelo, não colocar sobre a "queimadura" nenhum produto químico ou orgânico (café, folhas, pasta de dente, gasolina, etc), levar algumas taturanas para a identificação da espécie, contato com as cerdas pontiagudas faz com que o veneno contido nos espinhos seja injetado na pessoa.
(Fonte: Ascom/Prefeitura de Concórdia)