Ministro da Educação diz que Concórdia terá curso de medicina veterinária no IFET. Ele também fala sobre a Universidade da Mesorregião
O Ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nessa manhã em entrevista à Rádio Aliança que Concórdia terá condições de abrigar na Escola Agrotécnica Federal um curso superior em Medicina Veterinária. Ele explica que cada região terá um IFET vocacionado e como a região é essencialmente agrícola existem grandes chances técnicas de viabilizar o curso.
Haddad disse que "Santa Catarina terá dois institutos justamento porque um será mais vocacionado para a questão da agropecuária". "O papel desse segundo instituto, cujo a sede é no interior do Estado, é justamente mapear o potencial de desenvolvimento econômico social para a oferta de cursos conforme as necessidades desses arranjos produtivos locais", disse.
O Ministro da Educação confirmou ainda que nas próximas semanas pretende nomear a comissão que vai preparar o projeto político pedagógico da Universidade da Mesorregião da Fronteira Sul. Haddad acredita que o Congresso irá aprovar ainda no primeiro semestre de 2009 o projeto encaminhado e a partir disse começam as discussões para efetivamente iniciar a implantação dos cursos de graduação gratuitos.
A sede será em Chapecó com mais dois pólos no Rio Grande do Sul e Paraná. "Essa região é bastante homogênea e que portanto vai se beneficiar muito com uma universidade vocacionada para qualificação de trabalhadores agrícolas", confirmou Haddad, em entrevista à Rádio Aliança.