Nuvem
Antigas

Novos parlamentares devem definir aumento dos próprios salários em 2007

Data 22/12/2006 às 09:41
Imagem
Compartilhe: Whatsapp Facebook

Uma das primeiras polêmicas que tomará conta do Congresso em 2007 será a discussão do valor do reajuste salarial para os deputados e senadores. A decisão ficará nas mãos dos parlamentares que tomarão posse em 1º de fevereiro.

Hoje, a tendência é que os congressistas aumentem os salários em 28,4%, que corresponde à reposição da inflação nos últimos quatro anos. Isso representa um vencimento de R$ 16,5 mil.

As articulações para definir o valor da elevação ganharão força em janeiro, durante a campanha dos candidatos a presidente da Câmara. O acréscimo salarial é uma reivindicação dos deputados, principalmente daqueles do chamado "baixo clero" - poucos conhecidos. Os presidentes da Casa, Aldo Rebelo (PC do B-SP), candidato à reeleição, e do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), também candidato, tentaram ampliar as remunerações para R$ 24,5 mil, igual à recebida pelos ministros do STF. A discussão do reajuste salarial dos parlamentares tomou conta da última sessão deliberativa da Câmara desta legislatura turbulenta, na qual deputados envolvidos com o "mensalão" e a máfia das ambulâncias foram absolvidos. A noite quase terminou em agressão física ao presidente da Câmara por um grupo de vereadores.

Já era perto de meia-noite, quando, ao atravessar o Salão Verde, Rebelo foi cercado por vereadores irritados com a não-votação da proposta de emenda constitucional (PEC) que aumenta o número de cadeiras nas câmaras municipais.

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp