Ocesc cancela registro de cooperativa de Seara
A Coopersui - Cooperativa Agropecuária e de Alimentos Sui Light de Seara - teve o registro cancelado pela Ocesc - Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina. O motivo alegado foi irregularidades insanáveis, ou seja, funcionava em desacordo com a legislação federal do cooperativismo. As faltas foram não prestar contas aos cooperados, manter no quadro de associados agentes de comércio que operem no mesmo campo econômico da cooperativa e não manter registro de cooperados.
O presidente da Ocesc, Neivor Canton, informou que para chegar a essa decisão, uma equipe técnica certificou-se de toda a situação da cooperativa mediante acompanhamento das atividades, contatos freqüentes, levantamento das irregularidades, comunicado e advertência.
Segundo Canton, nesse processo, a Ocesc deu ampla oportunidade para diálogo e agiu de acordo com os preceitos legais para preservar o sistema cooperativista e as cooperativas que dele fazem parte. Além de Seara, mais cinco cooperativas no Estado tiveram o registro cancelado.