Polícia Ambiental recebe mais de 400 denúncias e registra 567 ocorrências em 2008
O relatório anual da Polícia Ambiental de Concórdia divulga dados interessantes em relação aos Crimes Ambientais na região. Em 2008 as denúncias aumentaram, porém as ocorrências reduziram.
Segundo o comandante da Guarnição em Concórdia, Antônio Ferreira, as pessoas estão mais conscientes. " Percebemos uma concientização maior da população, em alguns casos houve redução de crimes, como a pesca", comenta. Em 2008 foram registradas 296 ocorrências, principalmente no interior dos municípios, 14 a menos que em 2007.
Os crimes ambientais mais comuns na Amauc, ainda são contra a flora, como o corte de vegetação, desmatamento e apreensão de madeiras. Também é considerado crime, e está em segundo lugar dos mais praticados, é o vencimento ou a falta de licenciamento ambiental.
Outro dado chamou a atenção da polícia. Durante todo o ano de 2008, apenas uma infração considerada grave (Nipa - Notícia de Infração Penal Ambiental), foi registrada na suinocultura. Segundo Ferreira, é resultado do TAC - Termo de Ajustamento de Conduta. "Passamos a ver mais áreas isoladas, com cercas novas, dentro das propriedades", comenta.
A Polícia Ambiental de Concórdia não registrou nenhum desmatamento em grandes áreas durante o ano passado, apenas em áreas menores, de dois a três hectares. Outro crime ambiental, que pode ser flagrado em toda a região a destruição da mata nativa. Este caso acontece normalmente quando alguém compra um terreno sem fazer um estudo especial, que indica quais as áreas devem ser preservadas.
Ferreira explica que o interessado precisa ter conhecimento da área que esta adiquirindo. " Sempre orientamos a população que de procure um engenheiro ambiental, florestal ou um especialista para fazer o estudo da área, antes mesmo de comprar", explica.
Além das fiscalizações, Ferreira destaca o trabalho de Educação Ambiental realizado durante 2008. " Este é o principal trabalho que desempenhamos no ano, educar para colher os frutos mais tarde, ou em caso de adultos, imediatamente", afirma ele.
Em 2008 foram flagrados 38,77HÁ de área desmatada na região. Destas foram recuperadoas 22,81HÁ. Foram plantadas 9,292 und. de mudas nativas.