Polícia Federal prende empresário de Presidente Castelo Branco durante operação contra a pirataria
A Polícia Federal desencadeou na manha desta quinta-feira (03/07), no município de Presidente Castelo Branco a operação chamada "Play-back". / O objetivo da operação é combater o comércio ilegal de músicas de artistas nacionais e internacionais.
O trabalho foi realizado na Avenida 17 de Fevereiro, no centro da cidade. No local os agentes prenderam um empresário de iniciais V.S. e apreendeu cinco máquinas jukeboxes, aparelho eletrônico utilizado geralmente em bares e lanchonetes que tocam músicas escolhidas pelo cliente após a inserção de uma moeda.
A denúncia foi feita pela Associação Antipirataria Cinema e Música (APCM). O trabalho de investigação durou cerca de três meses. O empresário V.S. preso em Presidente Castelo Branco foi conduzido para a Delegacia da Polícia Federal em Chapecó.
A reportagem da Rádio Aliança conversou com o delegado da Polícia Federal, Marcelo Costa, responsável pela Delegacia de Repressão ao Crime Fazendário de Florianópolis. Ele preferiu não gravar entrevista, mas disse que além das cinco máquinas apreendidas existe a suspeita que aproximadamente outras 30 estejam em funcionamento pela região. Afirmou ainda que essa é a primeira apreensão, que se tem conhecimento, de máquinas jukeboxes que ocorre no país.
De acordo com a APCM, tanto os fabricantes dos comércios que não possuem autorização para ter o equipamento quanto os fabricantes da máquina estão cometendo crime de pirataria, que prevê reclusão de dois a quatro anos e multa.