Postos Avançados do Corpo de Bombeiros são desativados em Concórdia
O Corpo de Bombeiros irá paralisar definitivamente a partir de hoje a prestações de serviço nos dois postos avançados em Santo Antônio e São Cristovão. A decisão ocorreu ontem à noite durante Assembléia na sede da entidade. A medida está sendo tomada devido à necessidade de adequações às normas do Ministério da Saúde e dificuldades financeiras para contratação de mais efetivo.
De acordo com o presidente do Corpo de Bombeiros, Mauro Rossi, o custo de uma unidade descentralizada por mês gira em torno de R$ 4 mil. Com as mudanças previstas por força de legislação o valor poderia duplicar os gastos. Além disso, seriam necessárias contratações de mais efetivo para atender as ocorrências. "Do jeito que estava não tinha mais como ficar", pontua Rossi.
Com a desativação dos postos descentralizados os bombeiros que cumpriam a jornada de trabalho durante o período diurno irão ser escalados para fortalecer o atendimento na central do Corpo de Bombeiros.
Segundo Rossi, a previsão de arrecadação para esse na corporação é de R$ 370 mil, valor suficiente apenas para manter o funcionamento da central de forma eficiente e atendendo as ocorrências e a população de forma adequada, conforme a exigência da lei. "Não era à vontade de ninguém desativar os postos, mas isso está sendo empurrado com a barriga faz tempo" reitera o presidente do Corpo de Bombeiros.