Nuvem
Antigas

Preços dos grãos recuam: Estoques de milho comprometem o plantio da Safra 2009

Data 10/07/2009 às 07:58
Imagem
Compartilhe: Whatsapp Facebook

A realidade na produção de grãos é semelhante ao mercado de carnes. Se há estoque, o preço cai. Neste ano, mesmo com a quebra da safra devido a estiagem, que tendenciava a procura de grãos, ou seja, de aumento no preço, a expectativa não pode ser comprovada. Agora, está sobrando grãos no mercado.

Segundo o gerente comercial da Copérdia, Flávio Zenaro, a justificativa é a Crise Financeira Mundial. "A crise faz com que as empresas, agroindústrias e países comprem apenas o necessário e não invistam em estoques, com isso o preço dos grãos esta reduzindo de novo", explica Zenaro.

Em uma semana, o valor da saca de milho reduziu dois reais. Está cotada a R$ 18,50. O gerente comercial da Copérdia, Flávio Zenaro, explica que o Brasil está com um volume satisfatório de milho no estoque. "Devido ao estoque, uma reação no mercado agora, seria praticamente impossível, a menos, que houvesse uma reação positiva e firme no mercado", declara.

O gerente comercial explica que a baixa remuneração ao produtor de grãos pode comprometer o plantio da safra 2009, que está prestes a começar. "Pode comprometer a produção de milho, pois o produtor não vai querer investir em algo que não reflete segurança, no caso a produção de milho", destaca. Segundo Zenaro, o fator econômico da soja está mais propício nesta safra".

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp