Prefeitura anuncia Sindicância para investigar câmeras em consultório
A Prefeitura de Peritiba vai instaurar uma Sindicância Administrativa para investigar a instalação de uma câmera, com sistema de captação de voz, de forma imperceptível dentro do consultório odontológico, que é mantido pela Secretaria Municipal da Saúde de Peritiba. A decisão foi tomada na manhã desta segunda-feira, dia 30.
Em entrevista a Rádio Aliança, a prefeita Neusa Maraschini, diz que "vamos apurar os fatos. Provavelmente vai resultar em Processo Administrativo. Vamos fazer o que manda a lei". Reitera que a Administração foi pega de surpresa com o fato e que o Departamento Jurídico já está analisando a situação.
Neusa destaca que a Prefeitura realizou processo licitatório há alguns meses para a compra e instalação de sistema de segurança. "Esses equiamentos foram instalados na garagem da Prefeitura, no próprio prédio da Administração e na Saúde, mas não tínhamos conhecimento desse equipamento", destaca.
O assunto veio à tona no fim de semana, já que na sexta-feira, dia 27, o profissional odontólogo, que atende neste consultório, ingressou com mandado de segurança no Fórum da Comarca de Concórdia pedindo para que a Prefeitura retirasse esse equipamento, que estava sobre uma luminária e instalado de forma praticamente imperceptível. Ele teria descoberto o equipamento por acaso, nos últimos dias. O mesmo, na ação, alega que isso estaria invadindo a privacidade entre o profissional e o paciente, ao registrar o vídeo e captar o som.