Prefeitura de Itá ganha na Justiça o direito de 50% do ICMS gerado pela usina
A sexta feira foi de comemoração dupla
Na sentença, o juiz analisa o fato de a casa de máquinas da usina estar localizada em Aratiba, município gaúcho que até então vinha recebendo 100% do ICMS, mas ressalta a existência em Itá da subestação que distribui a energia. "Não restam dúvidas de que a Tractebel, detentora da concessão para geração de energia na Usina Hidrelétrica de Itá, depende umbilicalmente da subestação, situada no mu-nicípio de Itá, para transmitir, distribuir e até mesmo comercializar a energia produzida".
Depois de analisar o processo, Gustavo Emelau Marchiori decidiu conceder tutela antecipada ao município, autor da ação, determinando que a Tractebel passe a emitir as guias informando a Secretaria Estadual da Fazenda desta decisão, determinando que o valor adicionado de ICMS seja distribuído igualmente entre Aratiba e Itá. O processo será analisado pelo Tribunal de Justiça do Estado. Como houve a tutela antecipada, Ita passa a ser beneficiado de imediato pela decisão, mesmo antes da análise da ação pelo Tribunal.
O prefeito de Itá, João Spadotto, comemorou a notícia. "É resultado de uma grande luta. A população será a grande beneficiada". O advogado Célio Streck, que atuou na cauda, lembrou que foram anos de batalha jurídica, numa ação proposta pelo ex-prefeito Jairo Sartoretto.