Produtores independentes de SC decidem reduzir o plantel em 20%
A Associação Catarinense de Criadores de Suínos coordenou um encontro, na tarde de ontem (30/7), em Chapecó, que reuniu suinocultores e representantes agrícolas dos três estados do sul. Segundo o presidente da ACCS, Wolmir de Souza, uma decisão foi tomada em conjunto. "Vamos reduzir o plantel dos produtores independentes (não-integrados) em 20%, a partir de agora", explica ele.
De acordo com Souza, o objetivo é responder as dificuldades que o setor enfrenta. " É uma ação drástica e jamais pensada para Santa Catarina", destaca. Os produtores não-integrados, que participaram da reunião, representam o abate de 135 mil animais por mês.
No próximo sábado (1/8), as entidades, que representam os suinocultores dos três estados do sul, terão nova reunião, para definir novas ações contra à crise na suinocultura.
Segundo Souza, o objetivo é buscar alternativas para aliviar as dificuldades. "Uma das alternativas seria o Prêmio de Escoamento da Produção - PEP do Suíno, para que o produtor receba do Governo Federal um auxilio no frete, e possa vender animais para outros estados brasileiros", explica ele.