Protesto: Suinocultores catarinenses vão fechar rodovias nesta quarta-feira
Uma mobilização dos suinocultores catarinenses, revoltados com o descaso dos governos federal e estadual e agroindústrias, está confirmada para esta quarta-feira (16/5). O protesto foi definido na última sexta-feira durante reunião com representantes do setor, em Pinhalzinho. O ato vai contar com o apoio de representantes de outras atividades e entidades classistas.
Os protestos serão realizados simultaneamente em vários pontos das rodovias de Santa Catarina. O objetivo é fazer pressão para que as reivindicações dos produtores de suínos, que já estão na pauta há algum tempo, sejam atendidas.
Os suinocultores querem a liberação de recursos para retenção de matrizes; definição do preço mínimo para que a Conab possa comprar o excedente de suínos que existem no campo hoje; prorrogação das dívidas dos suinocultores, inclusive os de sistema de integração, que financiaram para construir ou ampliar suas instalações; liberação de milho CONAB para o Estado a R$ 17 e liberação de recursos para área ambiental que já foram solicitados há dois anos.