Nuvem
Antigas

Rebanho bovino catarinense terá identificação individual a partir do próximo ano

Data 20/12/2006 às 12:52
Imagem
Compartilhe: Whatsapp Facebook

Todo o rebanho bovino do Estado deverá ter uma identificação individual a partir de 2007. A obrigação será em cumprimento à portaria assinada na tarde de ontem (19/12) pelo secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, Gelson Sorgato. A identificação será mediante a colocação de um brinco na parte interna da orelha do animal. A medida preventiva será implementada entre fevereiro e junho de 2007 em 3,8 milhões de bovinos. 

O custo será de aproximadamente R$ 4 milhões entre brincos, mão-de-obra e infra-estrutura. Essa identificação servirá para a implantação da estratégia sustentável e confiável de vigilância sanitária, assim como para a demonstração da
segurança sanitária que o Estado oferece aos países importadores de produtos de origem animal. A medida é mais uma das exigências da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para que Santa Catarina comprove a excelência sanitária e esteja apta a receber o status de zona livre da febre aftosa sem vacinação.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), executora do serviço de defesa sanitária no território catarinense, será a responsável pela operacionalização do processo de identificação animal.

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp