Nuvem
Antigas

Representantes da suinocultura cobram medidas do Governo Federal para se manter na atividade

Data 19/08/2009 às 06:04
Imagem
Compartilhe: Whatsapp Facebook
Representantes do setor suinícola reuniram-se na tarde de ontem com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, para tratar da grave crise que atinge o setor. Produtores querem garantia de preço mínimo para garantir investimentos.

Na reunião a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), juntamente com suas 12 afiliadas, apresentou pleito solicitando a renegociação das dívidas dos produtores de suínos, uma nova linha de crédito para retenção de matrizes e a inclusão da suinocultura no programa de garantia de preços mínimos do Governo Federal.

Os participantes também solicitaram do ministro a prorrogação imediata do pagamento das dívidas de custeio e investimento vencidas e a vencer. A criação de um Fundo Garantidor para o setor também foi levantado na reunião. O preço mínimo terá como referência os custos estaduais de produção elaborados pela Conab/Embrapa.

Segundo o deputado federal Celso Maldaner o Governo tem obrigação de socorrer a suinocultura, setor que mais sofre com a atual crise econômica no país. "O governo reduziu o IPI das montadoras, ajudou os mais diversos setores e agora tem a obrigação de realizar uma ação que leve em conta o produtor", completou. Maldaner também cobrou maior investimento em publicidade, que segundo o parlamentar, não tem sido favorável aos produtores.

Na reunião ficou acordado que será solicitado audiência com o ministério da Fazenda para viabilizar linhas de créditos e novas políticas para os produtores. "Vamos conversar com o setor econômico e buscar um entendimento. Instituir uma comissão de trabalho para tratar exclusivamente da suinocultura", disse o ministro Stephanes. Participaram da audiência parlamentares, prefeitos e associações ligadas ao setor.
Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp