Sadia/Concórdia paralisa abate de frangos por 12 dias
Está confirmado o abate de frango da unidade local da Sadia vai parar. A informação foi confirmada na tarde desta quarta-feira (10/12) pelo presidente do Sintrial (Sindicatos dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação), Valdir Azeredo e Silva.
O período de paralisação nas atividades será de 30 de dezembro à 11 de janeiro, totalizando doze dias. A empresa justifica que a medida será para manutenção, ajuste de estoque e compensação do banco de horas dos funcionários. Valdir Azeredo tranqüiliza afirma que os funcionários não vão sofrer perdas com essa medida adotada.
Azeredo destaca que essa medida de paralisação no abate de frangos na unidade local da Sadia por doze dias é preocupante, principalmente no que diz respeito ao desemprego. Em nota a empresa explica:
A Sadia informa que algumas linhas de abate de aves da unidade de Concórdia terão parada técnica dos dias 30 de dezembro de 2008 a 11 de janeiro de 2009. A decisão foi tomada em função da necessidade de ajustes de estoque devido à sazonalidade de seu negócio.
A medida está em linha com a recomendação dada pela União Brasileira de Avicultura (UBA) e pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (ABEF) à indústria de reduzir a produção de frango em cerca de 20%, a fim de equilibrar oferta e demanda.
A companhia já tinha previsto paradas no final do ano para a manutenção nas linhas de produção, instalações de automação e melhorias em suas fábricas. A companhia esclarece que não haverá demissões.