Santa Catarina terá cartilha sobre a Gripe A
Nesta quarta-feira (12), o secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Antonio Ceron; o presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados de Santa Catarina (Sindicarne), Osório Dal Bello; o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Wolmir de Souza; o diretor de Qualidade e Defesa Agropecuária, Roni Barbosa; e representantes da Cidasc, estiveram em Concórdia para uma apresentação técnica da Embrapa sobre a situação da Gripe A H1N1 em Santa Catarina e sua relação com a suinocultura.
O encontro coordenado pelo presidente do Sindicarne objetivou nivelar o conhecimento sobre a doença e criar ações para a sanidade da cadeia produtiva. A Empraba, em especial o Centro Nacional de Pesquisa de Suínos e Aves, irá elaborar uma nota técnica com orientações para profissionais e criadores de suínos se protegerem da Gripe A. De acordo com Barbosa, a preocupação maior é com a saúde das pessoas que trabalham com a suinocultura, pois se alguém for contaminado pode transmitir a doença aos suínos.
Na próxima segunda-feira (17), a cartilha organizada pela Empraba será submetida ao Comitê Estadual de Sanidade Suína, que reúne todas as entidades envolvidas na suinocultura, para avaliação e definição final.
Segundo Ceron, assim que os primeiros focos da Gripe A surgiram em humanos no Brasil, uma reunião foi organizada com a Empraba para buscar informações com o setor produtivo sobre a evolução da doença. O secretário informa ainda que a Cidasc está monitorando todo o Estado e enviando relatórios periódicos sobre a contaminação pelo vírus.