Nuvem
Antigas

SDR começa agilizar implantação de cisternas na Amauc

Data 22/08/2008 às 08:39
Imagem
Compartilhe: Whatsapp Facebook

A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Concórdia está agilizando, juntamente com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, o lançamento do Projeto Água da Chuva para a primeira quinzena de setembro. O projeto piloto contemplará a instalação de seis cisternas, sendo uma na Escola Carlos Chagas, em Piratuba e outra na Escola Rosina Nardi, em Seara. Duas cisternas serão implantadas em aviários e chiqueirões de integrados da Perdigão e da Sadia.

Os recursos para a pesquisa, num valor de R$ 250 mil já foram liberados. Atualmente a Universidade Federal de Santa Catarina, que será a responsável pelos estudos do Projeto Piloto, está finalizando o modelo das cisternas que serão construídas. Segundo o professor Márcio Andrade, estão sendo produzidos modelos de aço revestido com geomembrana, polietileno de alta densidade que serão implantados para armazenar a água que primeiramente será alvo de pesquisas.

O projeto terá dois objetivos. Um quantitativo, que vai definir o modelo ideal, tamanho compatível com a quantidade de chuvas na região, e análise de quais os materiais mais resistentes. E, outro qualitativo, que vai avaliar a qualidade da água da chuva e se ela será ou não recomendável para consumo animal. "Uma vez que estes animais serão levados para o consumo humano futuramente, temos que ter esta preocupação", adianta o professor Márcio Andrade.

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp