Seara - Pessoas com dificuldade de locomoção recebem atendimento odontológico
Um programa implantado pela Prefeitura de Seara está realizando atendimento odontológico na casa de pacientes acamados ou que têm dificuldades que impedem a locomoção até as Unidades de Saúde. Atualmente, 20 pessoas, a maioria idosos, estão sendo tratadas sem sair de casa.
Três profissionais fazem as visitas, conforme as solicitações. O serviço prestado é gratuito e faz parte do Projeto Sorrir, que também inclui outras atividades em Seara. “O objetivo é atender estas pessoas que precisam de algum tipo de tratamento e não podem ir até o consultório. Além da prevenção aos problemas bucais, também fazemos outros serviços necessários”, conta o coordenador, Marcos Lopes. “É um trabalho pioneiro no país, inclusive estamos recebendo visitas de estudantes de odontologia, que coletam dados e informações sobre o programa. O resultado é muito positivo, inclusive melhora a auto-estima destas pessoas”, destaca ele.
Além de um dentista, uma técnica e protética fazem as visitas. “O investimento mensal neste programa é de apenas R$ 1 mil. Fazemos um esforço com a equipe e contratamos um dentistas para realizar os atendimentos”, conta Lopes.