Nuvem
Antigas

Secretário de Agricultura de SC esclarece motivo pelo Estado ainda não estar exportando carne para a Rússia

Data 18/09/2006 às 13:24
Imagem
Compartilhe: Whatsapp Facebook

O secretário de Agricultura de Santa Catarina, Gélson Sorgatto, esclareceu nesta manhã (18/9) ao jornalismo da ALIANÇA o motivo pelo Estado ainda não estar exportando carne suína para a Rússia. Segundo ele, o fato de Santa Catarina fazer divisa com o Paraná, Estado que registrou foco de aftosa, é decisivo para que a Europa tenha maior cautela em reabrir o mercado.

Gélson Sorgatto discorda da manifestação do secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, Quintiliano Vieira, de que o fato de SC não vacinar o rebanho contra a doença está trazendo prejuízos ao Estado. De acordo com ele, o resultado dessa opção virá em 2007, quando Santa Catarina conseguir o reconhecimento internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação. 

Ao contrário do que está acontecendo com Santa Catarina, o vizinho Estado gaúcho entra no quinto mês de exportação de carne suína para a Rússia. O fim do embargo ocorreu em abril. Até julho, foram vendidas mais de R$ 127 mil toneladas do produto para outros países. O destino de quase a metade desse total foi para a Rússia. Neste ano, em oito meses, a projeção é que chegue a 200 mil toneladas e a metade desse total que seja destinado para a Europa.

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp