Secretário Estadual da Segurança Pública pede maior prazo para renovação do registro de armas
O secretário de Segurança Pública e Defesa do Cidadão em Santa Catarina, Ronaldo Benedet, enviou nessas últimas horas uma correspondência ao Ministro da Justiça, Tarso Genro, solicitando a prorrogação no prazo para a renovação do registro de armas em todo o território nacional. O último dia é na próxima segunda-feira, 2 de julho.
De acordo com a superintendência Regional da Polícia Federal no Estado, apenas 20 mil armas, de um total de 250 mil cadastras tiveram os registros renovados até o momento. Esse número é preocupante, uma vez que a falta da renovação deixará milhares de catarinenses em situação irregular, podem inclusive ser presos por porte ilegal.
Na Amauc, a situação também é complicada. De acordo com o instrutor de tiro da Polícia Federal, Sérgio Klaus, das 8 mil armas cadastradas, apenas 700 tiveram o registro renovado. Ele informa que ainda não há nada confirmado sobre uma possível prorrogação.
O secretário Benedet também sugeriu que o governo reduza o valor das taxas de renovação, que hoje estão sendo praticadas na média de R$ 700.