Simbologia e história: Parada Natalina reúne mais de 10 mil pessoas em Concórdia.
Os olhares se fixavam nas cores, nos símbolos, nos figurantes e nas alas. A Rua do Comércio foi tomada, por um público superior a 10 mil pessoas. A Parada Natalina 2008, que foi realizada no último sábado (6/12) pela 11ª vez, contou com 43 entidades e instituições, que apresentaram através da simbologia a história do natal, baseadas no tema, "Natal Concórdia: Nesta família tem lugar para você".
Para a coordenadora Fundação de Cultura, Nelsi Muraski, a Parada é a concretização de um trabalho que é mantido durante todo o ano. "Foi mais do que um desfile, a tradicional Parada natalina de Concórdia, é a realização de um sonho para nós", declara ela.
O presépio, símbolo de natal, que está presente na maioria das casas concordiense nesta época do ano, chamou a atenção da comunidade em diversos momentos no desfile. O presépio vivo da Escola Agrotécnica Federal foi um dos destaques do evento. A coordenadora, Alessandra Portolan, destaca o empenho dos alunos como o ponto chave para o sucesso do desfile. " Devemos aos alunos e a nossa persistência o sucesso da participação da escola", comenta ela.
Um dos momentos mais esperados da noite, foi o desfile dos carros considerados antigos, mas que para muitos apreciadores, são as relíquias de hoje. 46 veículos que fizeram história no município ou na região, originais e em plenas condições de uso, rodaram pela Rua do Comércio e encantaram desde os mais experientes até mesmo as crianças. O diretor de eventos do Veteran Car Clube, Celso Cecco, explica que esses carros, são valorizados a cada dia e a participação na Parada Natalina tem o objetivo de conquistar novos admiradores. "Somente o dono do veículo sabe o quanto é satisfatório ter um carro assim, para eles desfilar na parda natalina é motivo de orgulho, afinal, muitos destes veículos fazem parte da história do município", conta ele.
Na avaliação da dona de casa Marizete Paes de Oliveira, a cada ano o evento surpreende mais a comunidade.