Situação de Emergência: Luiz Henrique garante que há recursos disponíveis para combater a estiagem
O governador de SC, Luiz Henrique da Silveira esteve em Concórdia, na última sexta-feira (8/5). Ele participou da posse da diretoria da ACCS. Em entrevista coletiva ele disse que acredita na recuperação do setor suínicula catarinense. "Em até seis mêses, novos mercados como China, Japão, Filipinas e os Estados Unidos devem se abrir para SC", destaca.
Luiz Henrique também enfatizou outros pontos, durante a visita. Ele comentou que o estado está protegido da Gripe A, ou seja, a Secretaria de Estado da Saúde está preparada para tratar os pacientes com casos suspeitos ou confirmados. "Tivemos quatro casos de isolamento, as equipes estõ preparadas, e caso acontecer, o paciente será isolado, tratado e não haverá risco de transmissão", diz ele.
Ainda na sexta-feira (8/5), o governador participou de outra programação em Chapecó. O evento foi uma mobilização em defesa do Código Ambiental Catarinense. Em entrevista, ele disse que o Código é um dos projetos que mais repercute em todo o país. "Todos estão cansados da hipocresia ambiental no Brasil, por isso o sucesso do Código Ambiental", afirma.
No mesmo evento em Chapecó, Luiz Henrique oficializou a liberação de R$ 1 mi, através de um Pacote de Medidas Emergenciais para os municípios que decretaram Situação de Emergência. Durante a entrevista ele também falou sobre o assunto e disse que as medidas são apenas as primeiras. "Os recursos estão disponíveis, mas são apenas os primeiros, o agricultor deve procurar recursos com os programas financiados, o Banco do Brasil, por exemplo, disponibiliza um volume de recursos significativos para o produtor, são R$10 mil para cada agricultor, com carência de dois anos", explica.
Sobre política, o governador frizou que o partido se prepara para as Eleições de 2010, porém ainda é cedo para falar em nomes.