Suinocultores de Concórdia deixam de participar da Expointer devido a proibição de suínos na feira
A participação de produtores de suínos de Concórdia na maior feira do agronegócio da América Latina é tradicional. Mas neste ano, a participação dos suinocultores será diferenciada. Os mais de 190 suínos inscritos não poderão participar do evento, devido a um pedido do Ministério da Agricultura.
Segundo o Mapa, a preocupação é quanto a contaminação da nova gripe nos animais. O Ministério da Agricultura acredita que pelo menos 10% da população que irá visitar a feira pode estar contaminada pela Gripe A e podem acabar contaminando os suínos.
Quando há feiras assim, os animais ficam proibidos de voltar para as propriedades, ou seja, é obrigatória a venda dos suínos na própria feira. No caso de Santa Catarina, os produtores que participam da Expointer, não podem trazer os animais de volta ao estado. Caso algum animal contrair a nova gripe de uma pessoa, todo o rebanho pode estar comprometido.
"A proibição da exposição dos suínos na Expointer é uma questão de cautela e de sanidade animal, é imprescindível preservar da população contaminada", destaca o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.