Suinocultura: Redução da produção pode aliviar os efeitos da crise
Uma das alternativas para reduzir os efeitos da Crise Financeira Mundial, no setor suínicola catarinense, seria a redução da produção. O estado é considerado o maior produtor de suínos do Brasil e está com o estoque de carnes praticamente dobrado, por causa da crise que afeta os principais países compradores do produto. Mas apesar de ser uma alternativa, já conhecida pelas agroindústrias, nenhuma atitude foi tomada para que isso realmente aconteça.
A cadeia produtiva de suínos em Santa Catarina é formada por produtores de suínos integrados (85% dos suinocultores), e independentes (15% dos suinocultores). As agroindústrias alegam que os produtores independentes precisam participar do processo. Os produtores independentes afirmam que são as agroindústrias, que precisam reduzir, afinal somam 85% da produção.
A alternativa deu certo no setor avícola no Brasil, que é basicamente verticalizado. A Associação Brasileira de Produtos Importadores de carne de aves, repassou as agroindústrias a redução de 20% na produção. Dados apontam que o setor se manteve estável no mês, sem registrar quedas.