Transportadores pressionam postos de combustíveis para reduzir o custo do óleo diesel na porcentagem sugerida pelo Governo Federal
A porcentagem sugerida pelo Governo Federal aos postos de combustíveis, para a redução no valor do óleo diesel convencional, foi de 9,6%. Apesar do anúncio da redução, alguns postos de combustíveis reduziram apenas 4% ou 5% em média. Segundo os transportadores, apenas a livre concorrência fará com que todos os postos reduzam em 9,6% o preço do óleo.
A Fetrancesc - Federação dos Transportadores de Cargas de Santa Catarina reuniu representantes de todo o estado para debater estratégias e planejar ações para pressionar as refinarias. A orientação aos caminhoneiros é de que evitem abastecer nos postos que não reduziram completamente o preço do óleo.
O presidente do Setcom, Paulo Simioni, explica que a pesquisa de preço é fundamental para mudar a atuação dos empresários de postos. "Sempre orientamos os motoristas para que façam a pesquisa de preço, não há como deixar de fazer", explica ele.
Outra preocupação quanto ao preço do óleo diesel é o incremento de biodiesel no òleo diesel convencional. O incremento de mais 1% no combustível, também deve prejudicar os transportadores. "Ainda não observamos a diferença no preço do combustível após o incremento de biodiesel, porém, pode ser que o valor novamente aumente", destaca Simioni.