Tribunal de Justiça do Estado nega revisão de pena para condenado por tentativa de latrocínio em Paial
Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina negaram a revisão de pena para Alceu Pawelkiewicz, condenado pela Justiça de Seara a 22 anos de reclusão por tentativa de latrocínio, tentar matar para roubar, e por posse ilegal de arma de fogo com numeração raspada.
Alceu foi preso em flagrante em 18 de fevereiro de 2007 em Itatiba do Sul/RS, após perseguição policial para sua captura. Conforme as investigações policiais, no dia do crime Alceu ingressou no supermercado da Copérdia em Paial e, após render os funcionários, roubou R$ 1.363,00 e um cheque de R$ 107,40. Durante o roubo, um Policial Militar foi informado da ocorrência e se dirigiu ao local. Neste momento Alceu disparou 14 tiros contra o PM, que conseguiu se proteger e acabou não sendo atingido.
Nas buscas a Polícia Militar tomou conhecimento de que Alceu atravessaria de Paial para o Rio Grande do Sul nadando pelo Rio Uruguai. Imediatamente, os Policiais rumaram para o local e utilizaram equipamentos de visão noturna para localizar o fugitivo.
Na sentença em primeiro grau, o Juiz considerou que o réu tinha "péssima conduta social" por responder a inúmeros processos em outras comarcas. Fundamentou também sua decisão na "personalidade completamente deturpada do réu", considerando o número de fugas e as falsas identidades apresentadas.