Unidade Sanitária alerta: Quem viajar de férias deve ser vacinado contra a Febre Amarela
O Ministério da Saúde está preocupado com os casos de Febre Amarela no país. Concórdia não é área de risco, mas sim de transição.
De acordo com o setor de Imunização da Unidade Sanitária, a única forma da população da região se contagiar com a doença é através do mosquito transmissor aedes aegypti, o mesmo da dengue.
Segundo a enfermeira do setor, Marivete dos Santos, os focos de dengue na cidade estão controlados, isso evita a transmissão. Outro fator citado por ela, é que o risco de Concórdia ocorre por ficar localizada no oeste, próximo a Argentina, em que há alguns anos ocorreram casos de febre.
Marivete salienta que a preocupação da Unidade Sanitária é que os Concordienses viagem para os estados com suspeita de Febre Amarela. Mas ela afirma que na unidade há disponível a vacina contra a doença. E que todas as pessoas que irão viajar devem ficar imunes. A dica é de que as vacinas sejam feitas 10 dias antes da saída.
Os sintomas se assemelham aos da dengue, febre alta, mal-estar, dor de cabeça, dor muscular muito forte, cansaço, calafrios. A doença pode levar a pessoa a óbito.