Usinas de Itá e Machadinho estão operando com a metade da capacidade máxima
A produção de energia elétrica nas usinas de Itá e Machadinho está regular desde o início do ano, garante o gerente da Tractebel Energia, Wellington Chiaradia. Ele afirma que a chuva normal desde o início do 2008, garante tranqüilidade ao Operador Nacional do Sistema que controla a produção das duas hidrelétricas conforme a demanda no país.
A hidrelétrica de Itá opera com 50% da capacidade máxima. Em Machadinho a produção chega a 40% dos 1,1 mil megawatts projetados para a produção. Chiaradia ressalta que os vertedouros estão fechados e toda a água está sendo utilizada para a geração de energia elétrica. Na hidrelétrica de Itá o nível de água do reservatório está 2,5 metros abaixo do nível máximo e em Machadinho 7,5 metros.
De acordo com Chiaradia para os meses de outubro e novembro a expectativa é de um período de maior precipitação. O nível de água do reservatório deverá aumentar provocando também aumento na produção de energia elétrica. "Está tudo dentro da normalidade", reitera. Chiaradia explica ainda que os níveis dos reservatórios estão se mantendo de acordo com a necessidade de produção do Operador Nacional do Sistema. Nessa época do ano a geração de energia é maior no norte do país onde o período de chuva é mais intenso.