Vigilância Sanitária pede que farmácias do Estado retirem antiinflamatório das prateleiras
A Vigilância Sanitária do Estado está solicitando às farmácias de Santa Catarina que retirem o antiinflamatório Precxige 100 mg e 400 mg do Laboratório Novartis. A medida foi determinada pela Anvisa e deve ser cumprida em todo o Brasil. O remédio de 100 mg teve o registro cancelado. O de 400 mg foi suspenso por 90 dias. A determinação foi motivada por dúvidas sobre a segurança do medicamento. Ele teria provocado duas mortes na Austrália e problemas no fígado em pacientes no Brasil. Também poderia provocar reações cardiovasculares. O presidente do Sindicato dos Farmacêuticos no Meio-Oeste, Sérgio Giacometti, diz que a orientação deve ser cumprida por todos os estabelecimentos farmacêuticos.
Giacometti afirma que as farmácias não perdem nada com a retirada do remédio. Eles devem ser devolvidos às distribuidoras.
De acordo com o responsável pela Vigilância Sanitária de Concórdia, Vilmar Zorzetto, a orientação já está sendo feita em Concórdia, de acordo com informações repassadas pela Anvisa.