Volta as Aulas: Além do ensino regular, escolas investem em atividades durante o período extraclasse
Milhares de crianças, adolescentes e adultos voltam a freqüentar as aulas nesta segunda-feira (11/2). O ano letivo inicia para escolas estaduais, grupos municipais e colégios particulares. A maioria das instituições oferece opções a mais de ensino. Ou seja, cursos, escolinhas ou matérias adicionais.
As escolas particulares oferecem escolinhas esportivas, artísticas e culturais. Além da possibilidade dada ao aluno de ter aulas de duas línguas estrangeiras ao mesmo tempo. A orientadora do Colégio Cenecista Dº Júlio Cezar Ribeiro Neves, Sandra Pierozam, salienta que a adição de possibilidades atrai os alunos para a escola em horários extraclasse.
A prefeitura oferece a todos os alunos da comunidade o direito de freqüentar escolinhas com diversas opções. Cada grupo municipal é responsável por criar atividades diferenciadas. O grupo escolar Maria Melânia Siqueira, que fica localizado no bairro Nazaré optou por manter a tradição das aulas estrangeiras de lingua italiana. Além de danças da mesma cultura. A professora Kelem Amâncio, explica que a região é caracterizada por famílias da origem e isso influenciou na escolha.
Em algumas escolas estaduais o ensino extraclasse beneficia alunos portadores de necessidades especiais. A Escola de Educação Básica Olavo Cecco Rigon oferece um Serviço de atendimento Especializado a deficientes auditivos e visuais. A professora Neusa Martini, ressalta que os alunos precisam desempenhar os sentidos nestas aulas, para que no ensino regular haja o acompanhamento ideal.