Nuvem
Brasil e Mundo

Descartado caso suspeito de gripe aviária em Concórdia

Informação consta no sistema de monitoramento do Ministério da Agricultura.
Imagem
Foto: Cidasc
Compartilhe: Whatsapp Facebook

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) descartou o caso suspeito de gripe aviária em Concórdia. A informação consta no sistema de monitoramento do governo federal e foi atualizada na manhã desta segunda-feira. O caso havia sido reportado na última quinta-feira, dia 22.

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS COM O ALIANÇA NEWS! ACOMPANHE AS INFORMAÇÕES:

De acordo com o governo federal, a ave suspeita foi identificada em uma pequena propriedade de subsistência, ou seja, tratava-se de um animal criado em ambiente doméstico, fora dos sistemas comerciais de produção. O caso chamou atenção por ocorrer em uma das regiões de maior importância para a avicultura brasileira.

Outros três casos suspeitos registrados em Santa Catarina recentemente — nos municípios de Ipumirim, Chapecó e Garopaba — também foram descartados após análises laboratoriais. Em SC, não há mais casos em investigação. No Brasil, são aproximadamente 15.

A detecção de um caso positivo de gripe aviária em uma ave silvestre na cidade de Montenegro (RS) no início do mês acendeu o alerta sobre o risco de disseminação da doença. A partir dessa confirmação, mais de dez países suspenderam temporariamente a importação da carne de frango brasileira, embora muitos desses embargos estejam sendo progressivamente revogados com a comprovação de que não há risco de contaminação para seres humanos por meio do consumo de carne de aves.

As autoridades reforçam a importância da notificação imediata de qualquer alteração de comportamento ou sintoma em aves domésticas ou silvestres, especialmente em regiões com grande concentração de granjas. A gripe aviária, embora altamente contagiosa entre aves, não representa risco à saúde humana por meio do consumo de produtos avícolas, desde que mantidos os padrões sanitários estabelecidos.

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp